segunda-feira, dezembro 06, 2004

FlashDance

Sempre gostei de chuva. Dava a sensacao de que tudo estava sendo lavado. Coisas ruins indo embora.

Agora tenho a sensacao de que a neve, alem de ser novidade pra mim, traz consigo um monte de elementos-surpresa. Ou sou eu que, na empolgacao, mandei a monotonia pra cucuia.

...

Folheando um jornal moderninho daqui, vi que a Disney estava procurando bailarinos para um musical num cruzeiro. Quase passei direto para a pagina seguinte, mas algo mexeu aqui dentro. Parei e li com atencao. Seria no dia 06 de dezembro, segunda. Dentro de tres dias.

Cheguei do trabalho ontem as 2h da madruga, coloquei o despertador para 07h30 e pensei: "se eu acordar, ateh posso ir. Ah, mas eu naum preciso fazer o teste. Posso ficar soh assistindo, nao? Quero ir mais por curiosidade mesmo".

Tudo mentira. Lah no fundo eu queria participar, DANCAR (depois de sete anos sem pisar numa sala da aula de ballet), ver o que eu ainda conseguia fazer. A gente adora dar desculpas quando a inseguranca bate.

E foi isso o que eu fiz. O relogio tocou as 7h30. Naum levantei. Abri os olhos as 9h20 (supostamente era pra eu estar no local da audicao as 9h30), pensei, pensei e enrolei mais um pouquinho. Resolvi que ia lah dar uma olhada. Ver o nivel dos bailarinos. Detalhe: como naum tenho sapatilha nem collant aqui, coloquei uma calca de moleton e um par de meias comuns dentro da bolsa. Daih voce vai se perguntar: mas pra que se eu estava decidida a soh olhar e ir embora, neh? Intuicao. Ou melhor, eu tento me enganar, mas nao consigo. Me conheco melhor do que eu acho que conheco.

...

Nevasca, rua que acaba e numero que naum chega. Enfim, cheguei ao tal teatro. La debaixo, vi as meninas de collant se movimentando no salao. Emocao. Retorno a casa. Me senti assim, voltando a velha vida.

Abri a porta do teatro as 10h30 (uma hora depois do previsto e meia hora depois da audicao ter comecado). Segui as placas e cheguei na mesa de inscricao. Mas jah fui com a frase pronta: "sera que eu posso assistir a audicao? Eu estou indo embora para o Brasil e gostaria de ver como eh uma audicao da Disney. Soh por curiosidade mesmo, hehehe" (com aquele sorrisinho amarelo).

A "secretaria" olhou para alguem que estava atras de mim e lancou a pergunta: "acho que naum dah pra assistir, ne, fulano?". E foi ai que tudo aconteceu: "assistir naum da, mas acabou de comecar. Coisa de segundos. Por que voce naum participa? Se tiver um bom nivel de ballet talvez consiga pegar os passos!".

...

Fiquei parada uns 20 segundos olhando para a cara deles. No vigesimo primeiro, sai correndo em direcao ao vestiario jah abrindo a calca jeans e tirando a de moleton da bolsa laranja fluorescente. Arranquei a touca, mas permaneci de cachecol. Meu coracao estava disparado.

Entrei na sala e me senti em casa de novo. Como foi bom. Tinha cerca de 40 meninas e 8 garotos. A professora-coreografa estava passando uma sequencia de passos de ballet e todo mundo estava atras dela repetindo e, consequentemente, ensaiando. Fiquei num cantinho, memorizando aquela sequencia de glissades e grand jetes. Nao era nada demais, levando em conta os dezesseis anos que convivi com isto diariamente. O problema era outro. O que me perturbava era outra coisa: meu corpinho nao mais de 16, mas de 26.

...

Comecei a me alongar, me esticar, me estirar e tentar resgatar a minha memoria (coroca) corporal. Sera que minhas pernas conseguiriam executar todos os passos sem travar minha coluna depois de cinco minutos? Sera que eu iria escorregar na pirueta dupla? Sera que eu ia estirar o tendao e sair de lah carregada no maior mico da minha vida? Hahaha.

Assim que todas as garotas se apresentaram em duplas, foi a vez dos meninos. Eu, que naum tinha preenchido ficha nem nada, era uma anonima ali. Se bobear, os dois caras do juri nem tinham me visto. Me dirigi ateh a bancada e lancei: "eu cheguei atrasada e naum estou na ficha. Serah que posso dancar com os garotos?" "Ola, voce pode me dar um segundo, por favor?" Putz, fiquei com mais vergonha ainda. Alem de chegar uma hora atrasada, a menina ainda vai atrapalhar o juri?!

Depois do garotos, o tal do jurado afetado me chamou. "Por favor, no meio da sala: Julie nao-sei-do-que, Mary Pipoca, Carrie Pas de Bourre e a menina que chegou atrasada". Ai meu Deus. Eu tava rindo por dentro. Tava achando tudo engracado. Naum fiquei nervosa, mas confesso que o coracao estava acelerado.

...

Fiz a sequencia, a pirueta dupla saiu perfeita e sei que saltei o mais alto que pude. Depois, o afetado perguntou meu nome. "Daniela, mas pode me chamar de Dani." Na hora de chamar os selecionados, minha ficha, um papel verde qualquer onde ele escreveu meu nome, estava lah. Umas vinte pessoas naum foram chamadas e eu continuei lah, com a minha meinha soquete.

...

Naum tenho a minima nocao qual eh a minha altura em pes... Soh em metros e centimetros. Na verdade, nunca precisei dizer minha altura pra ninguem (ainda bem) e nunca tive curiosidade de fazer a conversao. Mas eh claro que o afetado tinha de perguntar. Ele jah estava com a minha ficha (fiz uma correndo enquanto o grupo ensaiava a segunda coreografia)... preenchida com o meu parco 1,65m. "Voce tem alguma ideia da sua altura?" Respondi soltando uma gargalhada: "Boa pergunta! Serve em metros?" Pelo menos a classe riu... e ele aceitou.

...

Sequencia de jazz, funk, moderno. Musica What You Waiting For, da Gwen Stefani (alias, vale ver o clip). Pauleira. Movimentos rapidos. Fiquei meio perdida. Maos aqui, perna acola, tronco dobrado. Ufa. Depois de apresentar a sequencia, eis que chega a hora da decisao.

...

Ele dividiu todo mundo em quatro grupos. Pegou a ficha de cinco meninas, chamou-as na mesa e disse que era tudo por hoje. Chamou os meninos e falou tao baixinho que eu naum consegui ouvir.

Depois disse que ia chamar mais tres pessoas e quem ele naum chamasse poderia ir embora, mas que seria, em breve, contactado. Naum ouvi meu nome. Snif. Mas tambem naum entendi o que ele quis dizer com "ser contactado". As meninas dispensadas foram as do primeiro grupo (naum as do meu), mas naum ficou nada clara a divisao feita pelo afetado. Se eu naum fui dispensada, ainda posso ser escolhida? Ah, sei lah.

Sai de lah feliz da vida. Meu corpo quente, coracao acelerado e uma vontade louca de voltar a dancar. Isso sempre foi a minha vida e pode continuar sendo parte dela. Por que nao?

...

Agora estou aqui no cyber. Com uma dor na virilha que naum me deixa esconder os sete anos longe do breu e dos gran battement jetes...

5 comentários:

  1. Noia... que orgulho que vc pode ter de si mesma. Amei essa historia e dou o maior apoio pra vc voltar a essa vida que vc deixou para tras. Isso mesmo noinha... o que te impede? Se seu coracao mandar vai em frente. Saudades.. bejitoss da Drica <**>

    ResponderExcluir
  2. Querida, parabéns! Vou ficar torcendo pela próxima audition! :-)

    BTW: Tu já assistiu a All That Jazz?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:06 AM

    Lindo o post. Fiquei pensando: "cade o lead, Noia?", louca de curiosidade para saber se tinha rolado ou nao. Vc conseguiu prender a minha atencao ate o final. Me senti naquela sala com vc.
    beijao
    Aninha

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:32 PM

    Daniela, fico feliz por voce, isso mostra a sua coragem em enfrentar qq desafio, seja grande ou pequeno, e tb por saber que o gosto pela dança ainda estah bem vivo em voce. Continue assim, te admiro muito. BEIJOS!!!!!!
    Sua mae

    ResponderExcluir
  5. Fiquei emocionada lendo o seu post.
    Não desista do seu sonho não. Até eu que nunca fui bailarina estaria delirada com a idéia de dançar em um cruzeiro da Disney. :)

    Q

    ResponderExcluir

Deite no Divã e abra o bocão!