quinta-feira, abril 22, 2004

Raio-X da noite. Raio-x dos dias

Dias de chuva

Ai, gente... Tive um comeco de semana bem dificil aqui. A semana passada foi minha primeira semana entao tudo era muito novo, pessoas novas, lugares estranhos... Nesta semana, as coisas comecaram a ficar mais claras. E dificeis, claro.

Segundo minha amiga coreana, ha dois tipos de estrangeiros aqui: os que conseguem viver numa "casa de familia" (chamadas de homestays) e os que nao conseguem. Eu faco parte do segundo grupo. Fiz esta descoberta nesta segunda. Pra comecar, seria a primeira vez que eu lavaria roupa na maquina de lavar e secar... Sim, eh uma vergonha, mas eu admito: NUNCA fiz isso antes! Fiquei toda feliz e contente, pois minha "homestay mother" disse que seria supersimples e que ela me mostraria. Peguei minhas roupas (lah pelas 21h) e desci ateh o porao (basement) para espera-la. Eis que ela naum apareceu e eu decidi tomar banho enquanto ela terminava as coisas dela. Pessima escolha. Pelo o que eu entendi, ela me procurou neste meio tempo e disse pro marido dela me ensinar. Ele naum gostou muito da ideia e os dois comecaram a brigar no quarto. Conclusao: ele desceu, virou o botao sem me ensinar direito e sumiu!!!

Fiquei esperando minha amiga coreana chegar pra terminar de lavar minha trouxa de roupas... mas ela tbem naum sabia mexer na maquina. Segundo ela, o pessoal naum gosta que a gente ligue, pois podemos quebra-la! Me poupe!!! Fiquei pessima naquela noite. Deu vontade de pegar o primeiro aviao e voltar pra casa... ou, uma alternativa melhor, alugar uma casa aqui.

Sabe quando vc naum se sente a vontade para fazer nada? Mas este sentimento naum tem nada a ver com a familia, pois eles sao superatenciosos (tirando este dia terrivel)... O problema eh o conceito de homestay em si. Vc paga para ficar numa casa que jah estah estruturada, que tem uma familia cheia de historias, de rotina e manias. Vc abre a geladeira e naum sabe se pode pegar aquele pedaco de queijo, pois, talvez, vc nao tenha pago por ele. Eh claro que o mais facil eh sempre perguntar, mas vc tem de tomar o cuidado de naum perguntar demais... Entao, da-lhe dor de cabeca. Alguns exemplos que eu vivi na pratica:

  • Serah que posso usar a banheira? O que diz a lei coreana: "Naum, Dani, nunca usei a banheira. E moro aqui ha ums mes...", diz a coreana. A lei da Noia: "Uso, uso, uso... e ainda uso os sais que estao no aramario!"

  • Se sobrar comida da minha janta, posso comer no almoco do dia seguinte? O que diz a lei coreana: "Sim, mas eu preciso pegar emprestado o Tupperware da Luisa...", diz a coreana. A lei da Noia: "Vou comprar meu proprio Tupperware. Imagina se a mulher der um piti por causa de uma caixinha de plastico???"

  • Podemos usar o telefone a vontade? O que diz a lei coreana: "Sim, mas eh chato recebermos muitos telefonemas..." Lei da Noia: "Pessoal, me liguem, mas naum muito tarde. Ah, e jah estou providenciando meu celular... Alias, ganhei um (isto eh outra historia)."

  • Podemos comer "requeijao" de manha ou soh manteiga. A lei coreana: "Eu soh como manteiga..." A Noia: "Requeijao? Ah? Jah comi!"

  • Nos eh que precisamos tirar o lixo do banheiro e passar aspirador no nosso quarto? Isso eu ainda naum sei... Mas preciso descobrir!
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deite no Divã e abra o bocão!