quarta-feira, maio 26, 2004

Olha quem vem aih!

Show do George Benson dia 30 de junho! Cirque du Soleil em agosto!

Update

Neste exato momento estou no meu trabalho, aquele ao qual me referi nuns posts atras. Bom, trabalho num jornal portugues. Sim, meu chefe eh portugues.

Algumas novidades:
* Neste sabado vou no show da Dianna Krall. Ganhei um CD dela e estou a-man-do!
* Comprei um hidratante na Body Shop com cheirinho de frutas e me lambuzo depois de um dia estafante de trabalho e garoa. Eu mereco!
* Ganhei um ingresso para assistir ao show do PRINCE! Sim, aquele que toca Kiss... Por favor, deletem de suas caixolas que ele jah cantou uma musica chamada Purple Rain. Pessimo! Alias, o tecladista eh primo do tio de um amigo meu... Complicado? Bom, entendam como um JABAZAO... e quase na primeira fila!
* O Tadeu estah em Londres nesta semana. Ele viajou na semana passada pra tocar com o Simoninha. Boa sorte, Tata!
* Perdi meu segundo guarda-chuva. O primeiro, de muito muquirana que sou, comprei em Chinatown... Vcs jah devem imaginar. Na primeira vez que eu usei, veio uma rajada de vento e o negocio partiu ao meio. Depois comprei outro, bem mais resistente, mas deixei em alguma lojinha de conveniencia (eu vivo dentro delas comprando coisinhas pra encher minha geladeira)...
* Estou irritada com esta historia de naum poder comprar bebida em qualquer lugar que der na telha. Aqui, as bebidas alcoolicas soh sao vendidas em duas redes de lojas: a Beer Store e LCBO. Conclusao, no ultimo feriado, depois de ter convidado uma galera pra ficar bebendo e batendo papo em casa, eu e uma amiga brasileira demos com a cara na porta e tivemos de ativar um plano de emergencia: carregamos todo mundo para um pub.
* O menino que mora num quarto bem em cima do meu tem um CD do JAIR!!! Claro que soltei alguns gritinhos e naum controlei meus pezinhos na hora em que a musica comecou a tocar. Candinha, senti saudades de vc! Tata, sim, pareco aquela menina-flor (lembram desta boneca? Aquela dos anos 80 que comecava a dancar quando ouvia qualquer barulhinho!).
* Falando em Jair, a Tania, mulher-amiga-namorada-esposa dele, minha amiga do ballet, vai fazer a proxima novela das oito da Globo. Ela "roubou" o papel da Scheila Carvalho e da Luma de Oliveira, tah meu bem?! BOA SORTE, neguinha! Tudo isto que estah acontecendo eh mais do que merecido!
* Eu tinha arranjado um outro emprego num restaurante brasileiro, mas... jah pedi demissao. Sem chance! Isso foi na semana antes do Dia das Maes. Trabalhei numa quinta (mas soh foi um teste) e comecei a trabalhar de verdade na sexta. Naum tenho nenhum problema nem frescura em lavar pratos, servir mesas, limpar o chao. O maior problema eh ter de trabalhar com pessoas estressadas. Daih jah eh pedir demais, neh? No sabado, cheguei um pouco atrasada e ela jah tinha escalado outra menina. Ela ficou se desculpando, mas dei gracas a Deus! No domingo, com toda a historia da minha mudanca de casa, naum consegui ir. Na mesma semana, decidi que prefiro ir devagar e sempre.

Longe de casa, ha mais de uma semana...

Hoje recebi uma mensagem de um colega da facu. Outro que estah beeeem longe do Brasil Nos conhecemos no primeirissimo dia de aula. O esperado dia do trote seguido de cervejada! Nossa, isso aconteceu ha sete anos!

Na semana passada recebi uma mensagem de uma menina da faculdade que eu naum tenho a minima nocao de quem seja. Resolvi perguntar pro Fernando Trevisan (este meu amigo), e eis que surge a seguinte resposta na minha caixa postal:

"Nossa, quem eh viva sempre aparece, hein!? Tambem nao faco a menor ideia quem eh essa Lucia... e tambem estou bem longe: na CHINA!!! Estou na delegacao que acompanha o presidente Lula, e estah sendo uma experiencia fantastica!
Voce no Canada? Fazendo o que?
Estou com saudades...
Um beijo, Fe"

terça-feira, maio 25, 2004

Salve África – uma janela para o mundo

Pela janela, vejo a manhã ensolarada em Luanda, apesar do cacimbo. É feriado. 25 de Maio, Dia de África. O sol logo cedo nesta época é fato raro. Deve ser uma homenagem aos africanos. Para nós, brasileiros, é dia de branco. Êpa. Taí uma expressão que não pega bem por aqui, ainda mais num dia como este. Quero dizer que é um dia de trabalho, como outro qualquer. E é aí que mora o problema. Envolvidos pela rotina, é fácil esquecer onde estamos. De casa para a redação, da redação para as ilhas (de edição), de volta pra redação e de volta pra casa… Pode ser qualquer lugar do mundo. É preciso estar atento. Olhar sempre pelas janelas. E abrir as janelas. Respirar o ar verdadeiro da cidade. Mesmo que não seja agradável à primeira narigada. É que ficamos facilmente “condicionados” pelo ar do ambiente fechado, sempre refrigerado. Na tela da tevê, a Globo Internacional mostra o Bom Dia Brasil, a Ana Maria Braga… Uma emissora portuguesa tem imagens do trânsito em Lisboa. A CNN tem o Bush a prometer mais tropas no Iraque. Nessas horas, nem mesmo o saboroso sotaque angolano chega à nossa “redoma”. É preciso estar atento, mais uma vez. Na tela do computador, a Folha de São Paulo mostra Lula na China. O petróleo bate recorde. Em outra janela, o Le Monde com o desabamento do aeroporto de Paris. É certo que tem ainda uma janela com as notícias de Angola. O tal mundo globalizado é um perigo. As janelas se abrem para qualquer parte do planeta. Mas é um mundo virtual. É preciso estar sempre atento. Fechar o Windows e abrir as janelas reais. No mundo real o tempo voa. Já é hora do almoço. Entro no carro, e o rádio toca Djavan. Mudo de estação, vem Madona. No CD, tem Manu Chao… Mais uma vez é o mundão invadindo meu mundinho. Mas as janelas, sempre elas, não mentem jamais. Está ali, em cada esquina, a realidade ensolarada de Luanda. As zungueiras(*) com suas bacias na cabeça, com seus peixes, suas bananas, seus abacaxis e suas sandálias havaianas. Êpa. Havaianas? Pois é. E com bandeirinha do Brasil. Êta mundão! Abro a janela e solto um grito (virtual):

Salve África!



(*) zungueiras são as vendedoras ambulantes que carregam suas mercadorias na cabeça. Elas estão por todos os cantos da cidade. Em todas as cidades do país.

Texto enviado por um grande amigo que mora (sobrevive) em Angola.

segunda-feira, maio 17, 2004

Sol!!!

Meu povo, sei que ando meio relaxada, mas hoje tomei uma bronca da Aninha Paula Lima e vou tentar tomar jeito... Eh que vida de pobre aqui naum eh facil. Naum tenho carro. Naum tenho computador. Naum tenho, ooopppssss, agora EU TENHO celular. Conclusao: ganhei o titulo Miss Simpatia (o, coisa brega) do busao. Ganhei o titulo Miss Perdida do metro. E agora sou uma rata de biblioteca, onde posso usar o computador em sessoes de 15 minutos ou meia hora.

Vou tentar fazer um resumao destes ultimos 13 dias. Minhas aulas terminaram na sexta retrasada. Com elas, expirou o meu tempo na homestay tbem. Aluguei um quarto bem pertinho da Universidade de Toronto e no meio do agito. Moro bem no centro e isso facilita bastane minhas andancas.

Divido a casa com mais oito estudantes. Naum se espantem, hahahah. Isso eh bem normal aqui. Como as casas sao grandes e todas tem basement (porao), nove pessoas embaixo do mesmo teto naum eh nada de espetacular. Temos duas cozinhas, dois banheiros e um jardim fofo (eu jah to planejando plantar algumas coisinhas lah: alface, hortela...).

O problema maior naum eh o espaco, mas a incompatibilidade entre iranianos/indianos e limpeza. Hahahaha! Pra eles, eh normal deixar o fogao, geladeira e microondas do jeito que vieram da loja, ou seja, sem um dedinho de limpeza. O banheiro eh bem limpo, mas gaste umas cinco preciosas horas da minha semana esfregando a porqueira que eles deixaram no trio fogao/geladeira/microondas. E o cara indiano ainda teve a coragem de perguntar por que eu estava limpando!!!! Ve se pode! *@!(#%^*&^%($!*&_(!&($)

O bom de toda esta historia eh que eles viram que eu me importo com isso e estao tomando mais cuidado depois de usarem as coisas. Mais do que na hora, neh?

Tenho um deck lindinho no fundo da casa e todo dia depois da janta acendo umas velinhas e fico lendo a ceu aberto. Isso agora, que as noites estao quentes... Soh rezo pra nunca aparecer um racoom na minha frente (cenas d proximo capitulo)!

terça-feira, maio 04, 2004

EU TENHO UM EMPREGO

Eh uma noticia meio velha, mas naum tinha publicado aqui! Dindim no bolso, sorriso no rosto (caracas! Que brega!)

Apareceu a margarida

Eu sei, eu sei... Eu sumi por alguns dias. Mais precisamente uma semana. Varias coisas aconteceram desde entao. Coisas boas, coisas naum tao boas e coisas muuuuito engracadas. No quesito naum tao boas e engracadas preciso contar o que aconteceu na ultima sexta. Esqueci minhas chaves em casa e fui toda feliz jantar num restaurante grego (comida mais ou menos parecida com o Brasil) e numa danceteria (que depois descobri que era peeeeeeessima!)... Quando cheguei na porta da minha homestay, vi a trapalhada que eu tinha feito. Conclusao: passei a noite inteira numa lanchonete 24h... esperando amanhecer. No dia foi quase um pesadelo, mas agora jah consigo rir da situacao.

A coisa boa eh que encontrei uma nova casa para morar. Vou sair da homestay no proximo sabado e terei um quarto com TV a cabo, video e som!!! Vou poder ouvir meus CDs!!! A casa fica do ladinho da Universidade de Toronto, entaum vou poder passear no campus e tentar fazer cara de veterana, hahahah!