Mais uma vez um momento de mudanças. Sempre que o blog fica quietinho, é batata! Desta vez foi no lado profissional. Depois de quatro anos e meio, senti que um ciclo tinha se encerrado. Foi triste pelo desligamento, mas encorajador pelo mundo que sempre se abre quando estamos dispostos a arriscar.
...
Acabei de receber o texto abaixo de uma nova colega de trabalho. Neste último mês, a vida esfregou na minha cara (e com delicadeza) que tudo o que a gente faz volta em dobro. Clichê dos bons que o tempo vai materializando lentamente. Pessoas que você conquistou a confiança e amizade sempre te indicarão de olhos fechados. Pessoas boas e de coração aberto vão te receber e te ensinar sem nenhum pudor, nenhum poder e nenhum interesse. Pessoas que ficaram lá atrás ainda sentem saudade, assim como você sente saudade e as agradece por todos os momentos. Ser equipe. Pensar como equipe. Afinal, é pesado voar sozinho.
...
Sobre gansos e equipe
Quando você vê gansos voando em formação de V, você pode ficar curioso com as razões pelas quais eles escolhem voar dessa forma.
FATO: à medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação de V, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que cada ave voando isoladamente.
VERDADE: pessoas que compartilham uma direção comum com bom senso de equipe chegam ao seu destino mais depressa e facilmente, porque elas se apóiam na confiança umas das outras.
FATO: sempre que um ganso sai fora da formação sente, repentinamente, a resistência do ar e a dificuldade de tentar só. Rapidamente ele retorna à formação, para tirar vantagem do poder de sustentação da ave à sua frente.
VERDADE: existe força, poder e segurança no grupo, quando somando na mesma direção e compartilhando um objetivo comum.
FATO: quando o ganso líder se cansa, ele reveza, indo para a traseira do V, enquanto outro ganso assume a ponta.
VERDADE: é vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo.
FATO: os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade.
VERDADE: todos necessitamos ser forçados com apoio ativo e encorajamento.
FATO: quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudá-lo e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e então reiniciam a jornada só os três, ou juntando-se a outra formação, até encontrarem seu grupo original.
VERDADE: precisamos ser solidários nas dificuldades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deite no Divã e abra o bocão!