terça-feira, agosto 18, 2009

Oito anos e anoréxica




Ontem assisti a um documentário no Discovery Channel (Dana: The 8 years old anorexic) e fiquei um pouco impressionada: uma menina com oito anos de idade com transtornos alimentares. Na hora pensei em minha prima de sete anos e não conseguia imaginá-la definhando, definhando por não comer. Uma criança.

Dana é obcecada em emagrecer, mas sem nem saber os motivos. A mãe acha que tudo começou quando ela assistiu a um programa tipo "Perder para ganhar", no qual obesos participam de uma prova com baixas calorias e muitos exercícios. Começou assim:

1. Dana disse que ia cortar as "besteiras"
2. Depois, ela começou a não comer carne
3. Depois começou a ter nojo da comida
4. Começou a pular corda mais de uma hora por dia para queimar as calorias do almoço e jantar
5. Para os pais não verem, acordava às 5h da manhã e subia e descia escada para não engordar um grama

Outra coisa que vi ontem: estas meninas ficam chacoalhando a perna (no maior estilo restless legs) achando que o metabolismo ficará mais rápido com isso. Outro "truque" é beber bastante água antes de se pesar para que amigos e parentes não percebam o quão magras estão.

Eu tive um amiga com anorexia e só posso dizer uma coisa: pesar 30kg e ter seus órgãos quase parando de funcionar é o começo de uma vida enjaulada. Uma doença que precisa ser tratada dia a dia pelo resto de sua vida (além, claro, de ter de se descobrir o que realmente desencadeou isso).

O ruim é quando a jaula já começa aos oito.


Dana num momento do documentário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deite no Divã e abra o bocão!